Diferenca entre Otaku e Otome

Diferença entre Otaku e Otome

Não é de hoje que animes e mangás fazem sucesso em vários países ao redor do mundo. E isso é positivo, já que ajuda a divulgar a cultura e arte japonesas. Porém, a popularização desse material, bem como de certos termos, também faz com que muitas vezes palavras como Otaku e Otome sejam utilizadas de forma equivocada.

Ambas possuem significados diferente, e por isso, uma aplicabilidade ideal ou adequada para cada ocasião ou designação. E neste artigo nós vamos explicar a diferença entre elas para que você saiba como aplicar sem erros. Continue lendo!

Significado de Otaku (おたく)

Otaku é uma palavra muito popular entre os admiradores de mangás e animes, e que significa justamente fã tanto de um como de outro. Porém, no Japão Otaku significa ser fanático por alguma coisa, o que inclui os mangás e animes.

Assim, alguém pode ser Otaku porque gotsa de rock, de esportes, de séries, filmes, games, ou qualquer outra coisa. Além disso, trata-se de um termo unissex, assim, tanto um homem como uma mulher pode ser Otaku.

Existem grupos de Otaku que aproximam pessoas em função de sua preferência pessoal, além daqueles fanáticos por animes e mangás, temos os que curtem computadores (Pasokon), miniaturas (Tetsudō), videogames (Gēmu), armas e artgos militares (Gunji) e carros (Auto otaku ou Jidosha otaku).

Esse termo foi popularizado pelo cronista e humorista Akio Nakamori em seus livros em 1989. Ainda na década de 80, a palavra Otaku foi introduzida no Brasil, e com a ascensão da internet ela se espalhou pelo mundo, ganhando novos significados.

Significado de Otome (乙女)

Um dos grandes equívocos na hora de usar esses termos é acreditar que Otome é o feminino de Otaku. Como dissemos, Otaku é uma palavra sem gênero, e portanto, não possui uma versão feminina. Otome, na verdade, é utilizado para designar uma mulher pura, que seria a donzela, uma senhorita, a virgem ou uma dama.

Apesar disso, aqui no Brasil Otome é utilizado como feminino de Otaku e também para designar as pessoas que são fãs de animes tipo shoujōs, tanto homens como mulheres. E isso também acontece em outros países.

Mas a palavra Otome também pode designar outra coisa, sendo que no Japão ele é empregada, ainda, com a palavra game, então, o termo Otome Game denomina o jogo onde o intuito e que uma jogadora se relacione com um jogador.

É claro que na hora de conversar com seu grupo o que vale mesmo é o senso comum entre vocês e a verdadeira admiração da arte japonesa. Porém, é importante saber a origem dos termos para não acabar totalmente desinformado sobre as raízes das palavras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *